| 19/11/2008 18h57min
As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, estão atrasadas. A explicação dada pelos responsáveis pelos trabalhos de revitalização da área é de que a chuva atrapalhou as obras. O prazo de conclusão é outubro de 2010.
As empresas tem trabalhado, em média, apenas dois dias por semana. Com o solo encharcado, a construção dos muros fica mais difícil, atrasando a pavimentação dos acessos aos bairros Serrinha e Caieira do Saco dos Limões.
— Nós deixamos de fazer muitos muros, pavimentar ruas, abrir outras, colocar mais redes de água e de esgoto. A partir do momento que o tempo melhorar, nós vamos estudar uma forma de, gradativamente, ir recuperando, porque essa obra tem prazo para ser concluída, que é 2010 — diz o secretário municipal interino da Habitação, Salomão Matos Sobrinho.
Cerca de 25 mil famílias vivem nas 16 comunidades existentes nos dois milhões de metros quadrados no Maciço
do Morro da Cruz. A maioria das casas foi
construída em área invadida. Com os projetos, todas serão regularizadas. Estão previstos rede de esgoto e abastecimento de água para todos os moradores até 2010.
— À medida que os trechos vão ficando prontos, a gente vai liberando e implantando, principalmente, o transporte coletivo, que é muito importante para a região, mas também o transporte particular — afirma Matos Sobrinho.
Obras ameaçam casas
Alguns moradores estão preocupados com o perigo de desabamentos de suas casas que o início das obras trouxe. O pedreiro Edemar Wagner afirma que a estrutura de sua residência foi prejudicada pela retirada de terra para a construção dos muros de contenção. Ele e os vizinhos, que enfrentam problemas semelhantes, tentam conter o desmoronamento com lonas.
— Não devia ter cavado, devia ter esperado. Minha casa trincou e eu vou ter que tirar tudo que eu tenho dentro de casa. Ontem [terça-feira] dormi fora de
casa, dormi nos vizinhos, porque não tem condições. Ela vai
cair — conta Wagner.
O secretário Matos Sobrinho disse que enviou o engenheiro responsável pela obra para avaliar a situação do local.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.