| 03/03/2003 17h39min
O advogado do ex-deputado federal Augusto Farias e Eleuza Cavalcante, irmãos do tesoureiro da campanha de Fernando Collor de Mello, Paulo César Farias, conseguiu o habeas corpus para a dupla. A decisão foi do juiz federal Herculano Martins Nacif, de Marabá (PA). Eles se entregaram neste domingo, dia 2, à Polícia Federal, e foram transferidos para o 4º Batalhão da Polícia Militar em Marabás, no Pará, onde passaram a noite.
Os dois são acusados de manter trabalhadores da fazenda de propriedade da família em regime de trabalho forçado e estavam com a prisão preventiva decretada pela Justiça federal por manterem 118 trabalhadores nessas condições. Pelo crime foram condenados a pagar R$ 467 mil, mas fugiram antes de fazer o pagamento. Segundo o procurador do Trabalho Loris Rocha Pereira Júnior, há trabalhadores vítimas de malária, dengue e outras doenças.
Indignado com o caso de escravidão, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Francisco Faustino, defendeu a rápida aprovação do Projeto de Lei do senador Ademir Andrade, que prevê o confisco das terras de quem utiliza trabalhadores em regime de trabalho forçado. Segundo o ministro, com uma legislação mais rigorosa e a atuação coordenada da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho será possível erradicar o trabalho escravo no Brasil.
Com informações da Agência Brasil e Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.