| 24/11/2008 12h56min
A vitória do São Paulo, aliada à derrota do Grêmio neste domingo, deu 97% de chances ao time paulista de conquistar o tricampeonato brasileiro. Segundo as projeções do matemático Tristão Garcia, a equipe gaúcha, vice-líder com 66 pontos, tem apenas 3% de possibilidades de ficar com a taça.
— O título é apenas um sonho. O São Paulo embalou nessa reta final e não perde mais o título. O time não vai perder na próxima rodada e, se perder, não vai tropeçar no último jogo. Acho que 3% já é uma chance grande para a realidade do jogo — declarou o professor.
Com o São Paulo classificado por antecipação para a Libertadores, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras brigam pelas três vagas restantes. O time gaúcho tem 94% de possibilidades de disputar o torneio. E garante presença na edição 2009 da competição continental se derrotar o lanterna Ipatinga na próxima rodada.
— O Grêmio tem 94% de chances de chegar na Libertadores entre os quatro, mas inclui a
pré-Libertadores. E tem 81% de chances de
se classificar direto, ficando entre os três — destacou.
Mesmo que o São Paulo perca na próxima rodada e o Grêmio ganhe, o time de Muricy Ramalho segue com grandes chances de garantir o tri:
— Se isso acontecer, o que acho muito difícil, o São Paulo mantém 55% de chances de ser campeão, contra 45% do Grêmio — salientou.
Com 64 pontos, Cruzeiro e Palmeiras dependem apenas de si para disputar o torneio. Segundo Tristão Garcia, o time mineiro aumentou de 67% para 84% suas chances de classificação ao derrotar o Flamengo neste domingo. O campeão paulista vem em seguida, com 76%, 30 pontos percentuais a mais que o Flamengo (46%).
Vasco próximo do rebaixamento
A duas semanas do encerramento do Brasileirão, as chances de rebaixamento de Vasco e Portuguesa ficaram ainda maiores. Com a derrota em casa para o São Paulo por 2 a 1, o time carioca passou a ter 87% de risco de cair para a Série B,
pelos cálculos de Tristão. O índice era de 61% antes do começo da 36ª
rodada.
Já a Portuguesa tem somente 4% de possibilidades de permanecer na elite. Antes do empate sem gols com o Goiás no Canindé, sábado, a taxa era de 17%.
No fim de semana, o grande vitorioso do grupo dos ameaçados de rebaixamento foi o Fluminense. A vitória por 2 a 0 sobre o Inter no Beira-Rio fez com que o time carioca praticamente garantisse sua permanência na Série A. Para Tristão Garcia, o Flu tem apenas 1% de risco de cair. Santos e Atlético-PR também têm possibilidades pequenas de disputar a Série B em 2009, na opinião do matemático: 2% e 5%, respectivamente.
O Figueirense venceu na rodada (4 a 3 sobre o Náutico), mas segue bastante ameaçado de queda (83%). Apesar da derrota em Florianópolis, o time pernambucano manteve praticamente estável o risco de rebaixamento: era de 27% há uma semana e hoje é de 26%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.