| 28/11/2008 08h44min
Técnicos da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) fazem desde as 7h desta sexta-feira a retirada do gás natural remanescente na tubulação avariada sob o km 41,5 da BR-470, em Gaspar, no Vale do Itajaí.
No procedimento, conhecido como purga, os técnicos inserem nitrogênio para expulsar o gás natural do interior do gasoduto. Por conta da operação, a SCGás alerta os moradores locais para o cheiro de gás, que não oferece risco à população. O procedimento deve terminar ao meio-dia.
No último sábado, um deslizamento de terra rompeu a rede da SCGás, interrompendo o fornecimento do produto para Blumenau, Gaspar, Timbó, Indaial e Pomerode. De acordo com a assessoria da SCGás, o conserto deve ser finalizado no fim de semana. A empresa não informou quando será retomado o fornecimento do produto.
Gasoduto Bolívia-Brasil
Ainda em Gaspar, foi registrado na último domingo, 23, o rompimento de um duto do
gasoduto Bolívia-Brasil. Por conta do incidente, todo o Sul de
Santa Catarina, Grande Florianópolis e Rio Grande do Sul estão temporariamente sem o suprimento de gás natural.
O conserto da tubulação, de responsabilidade da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), já começou. Segundo a assessoria da TBG, nove tubos de reposição estão na base operacional de Blumenau e outras 34 serão entregues no sábado.
A equipe tem dificuldades para realizar o trabalho por conta da chuva e dos deslizamentos de terra. O Batalhão de Engenharia de Construção do Exército colabora com a construção de pontes, estradas e contenção de encostas no local.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, as obras no local devem ser finalizadas em até 20 dias. Durante o período, a Petrobras vai enviar gás para Santa Catarina por meio de caminhões.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.