| hmin
Centenas de veículos militares turcos tomaram o rumo da fronteira com o Iraque nesta sexta, dia 7, como parte da movimentação de tropas que o governo descreve como preventiva. O comboio reúne cerca de 300 veículos, entre tanques, jipes e ambulâncias, e partiu da cidade de Sanliurfa.
Em Ancara, o Ministério do Interior informou que todos os planos de defesa civil já estão prontos para o caso de guerra no Iraque. Há equipes de ajuda e resgate treinadas, sistemas de alarme com sirenes e estoques de máscaras e roupas contra armas químicas. Vários prédios nas regiões de fronteira foram adaptados para uso como abrigos.
A Turquia permanece com o debate sobre a concessão do território para a passagem de soldados norte-americanos, que abririam uma frente de combate no norte do Iraque.
A opinião pública da Turquia está majoritariamente contra a guerra, temendo que ela se espalhe pelo país e crie mais problemas econômicos para o país. Os Estados Unidos oferecem até US$ 30 bilhões em doações e garantias de empréstimo, mas a Turquia exige também indenizações pela redução do turismo e pelo impacto financeiro da guerra, por elevar o preço do petróleo e o indicador de risco da dívida externa.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.