| hmin
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, afirmou nesse domingo que os Estados Unidos (EUA) têm uma forte chance de conseguir o número de votos suficiente no Conselho de Segurança da ONU. A proposta de resolução abre caminho para uma guerra no Iraque. Ele disse, no entanto, que não ficaria surpreso com o veto da França.
Segundo Powell, o possível veto da França à proposta poderá ter um forte impacto nas relações entre os dois países. Ele disse que o veto seria uma lástima e em muitas partes do mundo não seria visto de modo favorável para a França. Powell afirmou, contudo, esperar que a França tente bloquear a medida e reiterou que os Estados Unidos pretendem ignorar as Nações Unidas, caso seja necessário para iniciar uma guerra contra o Iraque.
Entre os países indecisos estão México, Chile, Paquistão, Guiné, Camarões e Angola. A votação pelos 15 membros do Conselho de Segurança deve acontecer esta semana. A resolução proposta pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Espanha estabelece a data de 17 de março para que o Iraque cumpra integralmente as exigências da ONU, abandonando suas supostas armas químicas, nucleares e biológicas. O Iraque nega ter tais armas.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.