| 10/03/2003 22h47min
O tenista Gustavo Kuerten pode alcançar mais um recorde na carreira nesta semana, quando disputa o primeiro Masters Series de temporada, em Indian Wells, nos Estados Unidos. Se vencer a estréia nesta terça, dia 11, contra o croata Goran Ivanisevic, por volta das 16h30min (Brasília), Guga conquistará a sua 300ª vitória no circuito mundial de tênis.
Guga – que antes de conquistar os títulos sobre quadra rápida em Indianápolis (2000), Masters Cup (2000), Masters de Cincinnati (2001), da Costa do Sauípe (2002) e Auckland (2003) – era considerado um jogador especialista somente no saibro.
Apesar de estar mostrando que pode disputar de igual para igual na quadra rápida contra tenistas que possuem melhor retrospecto nesse tipo de piso, Guga ainda detém um melhor histórico nas quadras de saibro.
Das 299 vitórias e 143 derrotas que acumula na carreira, Guga venceu 153 vezes sobre o saibro e perdeu outras 52. Na quadra rápida, os números são, respectivamente, 120 e 65.
O adversário de Guga, Goran Ivanisevic é especialista no piso rápido, ou melhor, no carpete, onde a bolinha bate mais rápido ainda. Dos 22 títulos que o croata tem na carreira, 14 foram conquistados no carpete, tipo de quadra em que os tenistas abusam dos aces.
E a marca principal de Goran no circuito sempre foi o seu potente saque. Entretanto, um problema no ombro esquerdo (o croata é canhoto) forçou o jogador de 32 anos a se submeter a uma cirurgia no dia 16 de maio do ano passado na Alemanha.
Este ano, Goran ainda não conseguiu resultados significativos. Ele estreou na temporada em Heilbronn, na Alemanha, mas caiu na segunda rodada. No torneio de Dubai, nos Emirados Árabes, perdeu na primeira rodada.
Guga já enfrentou o croata sete vezes e venceu cinco, sendo que quatro delas em piso rápido, como o de Indian Wells.
Uma vitória na primeira rodada garante a Guga – que manteve a 24ª posição no ranking mundial (que leva em consideração os melhores resultados das últimas 52 semanas) e é o 10º na Corrida dos Campeões (baseada nos resultados da atual temporada) – 35 pontos no ranking mundial e outros sete da Corrida.
Esta será a sexta participação de Guga em Indian Wells, sendo que o melhor resultado do brasileiro foi uma semifinal em 1999.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.