| 13/12/2008 04h09min
Cerca de 25 mil sócios definem hoje o futuro do Inter. A partir das 9h, Vitorio Piffero (Chapa 1) e Claudio Bier (Chapa 2) disputam a presidência do clube. Ainda há a Chapa 3, fora da briga pelo comando, mas em busca de vagas no Conselho Deliberativo.
O último lance da campanha foi protagonizado ontem. Pela manhã, Piffero convocou uma reunião em seu escritório, na Cidade Baixa. Conversaram por cerca de uma hora com ele Giovanni Luigi e Fernando Carvalho. Ficou decidido uma troca de funções no departamento de futebol. Carvalho assume a cadeira de vice de futebol e Luigi vira assessor.
– Nossa parceria não muda. Desde 2000, um mesmo grupo de pessoas administra o Inter. Nesse período, houve troca de funções, como ocorreu agora – afirmou Piffero, logo após participar do programa Sala de Redação da Rádio Gaúcha.
O "horário eleitoral" de Vitorio Piffero e Cláudio Bier com as propostas para o Inter
A oposição encarou a notícia com naturalidade. À tarde, na comitê da Chapa 2, na Rua Barros Cassal, Bier disse que o anúncio de Carvalho “faz parte do jogo”. Mas especulou que poderia se tratar de uma estratégia para angariar mais votos.
– Ele (Piffero) deve ter feito uma pesquisa que apontou uma eleição muito perigosa. Indicou então um nome consagrado como o do Fernando Carvalho para compor a sua diretoria. Acho válido – disse Bier.
Há também o trabalho da Chapa 3, empenhada em obter maior representatividade no Conselho. Por meio de blogs, fóruns e grupos de discussão da internet, um grupo de torcedores se organizou politicamente.
O Inter voltou a fazer parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, que cedeu urnas eletrônicas. Trinta delas estarão no Gigantinho. As demais ficarão espalhadas por Santa
Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bagé, Pelotas, Uruguaiana, Santa
Cruz do Sul e Santo Ângelo. A votação termina às 17h.
Voto para presidente e Conselho:
> CHAPA 1
Vitorio Piffero
1º Vice Pedro Affatato
2º Vice Mário Sérgio Martins
> CHAPA 2
Claudio Bier
1º Vice José Alfredo Amarante
2º Vice João Francisco da Rosa Pereira
A eleição do Conselho
Neste sábado, o Inter renovará 150 conselheiros – são 343 ao total. São três chapas. A cláusula de barreira exige, no mínimo, 15% do total dos votos válidos para obter representação no Conselho. As candidatas:
Chapa 1 – Situação
Chapa 2 – Oposição
Chapa 3 – INTERnet/BV
Para o sócio votar é preciso ser:
> Maior de 16 anos
> Admitido até 31/12/2006
> Estar em dia até 31/10/2008
> Também estão aptos para votar sócios das categorias remido e paraninfo e sócios do Parque Gigante admitidos até 12/11/1990
> A votação ocorrerá entre 9h e 17h, no Gigantinho
> Serão usadas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
> Haverá seções eleitorais no Gigantinho e na seguintes cidades: Bagé (Ginásio Centro Antoniano), Caxias do Sul (Salão Paroquial Nossa Senhora de Lourdes), Passo Fundo (Clube Caixeiral Campestre), Pelotas (Prefeitura Municipal), Santa Cruz do Sul (Corinthians), Santa Maria (Ginásio Bate-Bola), Santo Ângelo (Centro de Cultura) e Uruguaiana (Clube Comercial)
> Sócios de outros Estados votam no Gigantinho
> Dos 80 mil sócios do clube, cerca de 25 mil estão habilitados a votar
> A previsão é de, no mínimo, 12 mil votantes no sábado
Vitorio Piffero, da Chapa 1, busca a reeleição contra o oposicionista Claudio Bier, da Chapa 2
Foto:
Montagem sobre fotos de Emílio Pedroso e Diego Vara
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.