| hmin
O primeiro reator nuclear do Irã receberá seu primeiro carregamento de urânio enriquecido da Rússia em maio. O aparelho, construído pela Rússia perto do porto de Bushehr, no sudoeste do país, tem previsão de iniciar as operações na segunda metade de 2004.
O governo dos Estados Unidos expressou com mais clareza sua preocupação sobre as ambições nucleares do Irã no mês passado, depois que a República Islâmica anunciou planos avançados de construir outras instalações nucleares para processar e enriquecer urânio de suas minas próprias.
– É difícil ter uma visão exata de quais são as motivações deles, mas eles claramente estão buscando armas nucleares – declarou o porta-voz da Segurança Nacional norte-americana, Sean McCormack, no domingo.
A Organização de Energia Atômica do Irã – país que o presidente dos EUA, George W. Bush, incluiu no "eixo do mal", junto com o Iraque e a Coréia do Norte – enfatizaram que o urânio enriquecido com destino a Bushehr não seria usado em armas nucleares e que todo o combustível gasto pelo reator voltaria para a Rússia. O país estaria comprando urânio enriquecido em 3% para combustível.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.