| 15/12/2008 08h33min
Bem mais que a glória do título, o Campeonato Brasileiro Sub-20 se transformou numa espécie de concurso de admissão aos profissionais. Aos jogadores, vale pela chance de ascender ao time principal. Aos clubes, representa a renovação e futuros negócios. A dupla Gre-Nal vai bem no vestibular 2008. O Grêmio confirmou ontem a classificação às quartas-de-final, ao empatar com o Coritiba em 2 a 2 no Passo D'Areia. E o Inter já tinha garantido vaga em
Alegrete.
No Grêmio, a idéia é ter pelo menos metade do time
profissional formado na própria base nos próximos anos. Assim, Celso Roth usou 14 jogadores que já haviam disputado o Brasileirão Sub-20: Marcelo Grohe, Matheus, Léo, Thiego, Wagner, Mattioni, Héverton, Helder, Anderson Pico, Rafael Carioca, Willian Magrão, Douglas Costa, Maylson e Adílson. O meia Roberson também fez parte do grupo, mas não chegou a ser relacionado para jogo algum.
Confira os destaques da dupla Gre-Nal na competição:
Do atual time Sub-20, todos na faixa etária entre 18 e 19 anos, pelo menos cinco jogadores são apontados como potenciais reforços já na pré-temporada: Roberson, o zagueiro Wagner, o volante Paulinho, o lateral-direito
Thiaguinho e o meia Mithyuê, o ídolo do futsal de Chapecó e que está
tentando a carreira no campo. O volante Thiago Dutra é outra aposta, mas, lesionado, está fora do torneio. Todos têm contratos longos com o clube e multas rescisórias na casa dos R$ 10 milhões.
Depois de promover nomes como Lucas, Carlos Eduardo e Rafael Carioca, o técnico Julinho Camargo acredita que Roberson e Thiaguinho sejam os primeiros a serem chamados por Roth para a pré-temporada. Ambos têm 19 anos e foram indicados ao Grêmio por olheiros. Roberson, meia habilidoso, cujo posicionamento lembra o de Douglas Costa, foi descoberto em Campo Grande, a sua cidade natal.
Já o lateral Thiaguinho, com grande poder ofensivo e cuja habilidade na bola parada fez dele o goleador do time na recente Copa Lupi Martins, é natural de Umbaúba, interior de Sergipe, e jogava pelo Primavera (SP).
– Nos últimos anos, estes guris já saem da base com cabeça de profissionais. Devido ao convívio com os jogadores de cima, eles chegam ao grupo principal
desassombrados e com uma grande noção do que
querem para as suas carreiras – considera o técnico.
No Inter, a situação muda um pouco. Em condições para contratar reforços de peso, o Inter investe mais em jogadores de fora do que da base. Ainda assim, quatro do time Sub-20 deverão ser indicados a Tite para a pré-temporada de janeiro: o lateral-direito Daniel, os volantes Paulinho e Juliano, além do meia Marquinhos – apontado como o novo Alex e cujo empresário é Fernando Otto, o mesmo de D'Alessandro.
Quem não viajar a Bento Gonçalves com os profissionais jogará a Copa São Paulo de Juniores. Assim como a turma do Olímpico, a do Beira-Rio também conta com contratos longos e multas altas.
Técnico dos juniores há cinco temporadas, Osmar Loss foi campeão brasileiro Sub-20 em 2006. Desde então, revelou Pato, Luiz Adriano, Danny Morais, Taison e Sandro.
– Cada vez mais os clubes precisam revelar bons jogadores. Isso é bom porque aumenta o interesse sobre a garotada
e torna o amadurecimento deles mais precoce —
comenta Loss.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.