| 13/03/2003 19h45min
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, pediu nesta quinta, dia 13, a todos os 15 membros do Conselho de Segurança que trabalhem juntos para superar o impasse em torno dos esforços para garantir o desarmamento do Iraque.
Annan também disse que o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, havia lhe dado garantias nesta semana de que desejava ver aprovada uma alternativa para garantir o desarmamento pacífico do país árabe. Segundo Blair, a proposta britânica não era um gatilho disfarçado para detonar a guerra, como acusam a França e a Rússia.
– Estou ciente dos esforços extenuantes feitos pelos membros do Conselho de Segurança a fim de chegar a um acordo e superar o impasse. Acho que esses esforços devem ser levados a sério e gostaria de pedir a todos os membros do conselho que cooperem e trabalhem juntos para chegarem a um acordo – declarou Annan.
A Grã-Bretanha sugeriu uma lista informal de exigências a serem cumpridas pelo Iraque para convencer o Conselho de Segurança de que está realmente comprometido com seu desarmamento.
O secretário-geral também citou uma sugestão feita pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Lula, a ONU deveria convocar uma cúpula de líderes de países que não participam do Conselho de Segurança para negociar um acordo satisfatório para todos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.