| 27/12/2008 21h19min
Ex-jogadores da dupla Gre-Nal se reúnem às 17h deste domingo, na sede do Sesc, em Porto Alegre, para a realização de um clássico beneficente. Estarão em campo nomes como China, ex-Grêmio, e Pinga, ex-Inter. O ingresso é 1kg de alimento não perecível. Tudo que for arrecadado será encaminhado ao Programa Mesa Brasil, da instituição que receberá o jogo.
Aos 49 anos, China encara a partida de domingo com bom humor:
– Dizem que eu vou estar lá, mas quem vai aparecer mesmo é a minha barriga!
China está de bem com a vida. Virou técnico, atualmente do Cascavel-PR – a preparação para o Estadual começa dia 12 de janeiro. Mas mantém a rotina de trabalho dos tempos de Grêmio.
– Muita dedicação e seriedade – garante.
Foi assim que ele levantou as taças de Gauchão (1980, 1985, 1986 e 1987), Brasileirão (1981), Libertadores (1983) e Mundial (1983). Domingo será uma chance de reviver os momentos de glória vividos no Olímpico.
– Só de entrar em campo com a camiseta do
Grêmio é uma honra. Sem falar que serei o capitão. Isso reativa o meu ego. O carinho da torcida não tem igual – diz.
Mas China não será o único ídolo em campo. O trio Dinho, Arílson e Carlos Miguel (campeão da América em 1995) e a dupla Osvaldo e Paulo César Magalhães (campeã do mundo em 1983) serão outros presentes. No banco, Iúra estará como treinador.
– Todo mundo me fala do jogo nas ruas. Vamos para cima – promete.
Iúra lembra que, apesar da rivalidade, o mais importante é ajudar quem precisa:
– A torcida tem que levar os alimentos. Tem gente que necessita da nossa força.
Olheiro formado na grande área
Pinga não sabe quem vencerá o clássico, mas tem uma certeza. Os colorados que o encontrarem relembrarão o lance que originou o gol do título da Copa do Brasil de 1992.
– Todo mundo me pergunta se foi pênalti mesmo. Digo que o juiz marcou – brinca o ex-zagueiro do Inter.
Célio Silva bateu e definiu a vitória do Inter sobre o Fluminense, o último título nacional conquistado pelo Colorado. Especial para Pinga:
– Fiquei dois anos machucado (joelho direito), só fazia fisioterapia. Foi uma vitória.
Pinga também conquistou quatro títulos gaúchos. E não vê a hora de estar em campo.
– É muito bom reencontrar os amigos. E quem ganha é o público – conta.
Aos 43 anos, Pinga virou olheiro do Inter. Trabalha na avaliação técnica de meninos que podem ser trazidos para o clube.
O goleiro César Silva, o zagueiro Aloísio, o lateral-esquerdo Daniel Franco, o meia Balalo e o atacante Fabiano são outros confirmados. Eles serão comandados pelo técnico Geraldo Ferreira da Silva, titular do Departamento de Ex-Atletas do Inter.
– Estamos afiados, queremos ganhar. Mas é uma brincadeira onde todos vão se divertir – diz Geraldo.
DIÁRIO GAÚCHOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.