| 29/12/2008 20h53min
Por 24 votos favoráveis a 9 (com uma abstenção), a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou na noite desta segunda-feira o projeto da Arena do Grêmio, que será construída no bairro Humaitá, zona norte da Capital. A emenda da bancada do PT que reduzia de 72 para 52 metros a altura máxima dos prédios, principal ponto de discussão do projeto, foi rejeitada.
Assim que o presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), anunciou a aprovação do projeto, houve comemoração nas galerias do plenário.
— É muito importante para a cidade e para o Grêmio. Os vereadores conseguiram conciliar as coisas negativas que estavam trancando a votação e quem ganha é a cidade, o contribuinte, que vai poder usar um equipamento à altura da cidade— afirmou o presidente em exercício do Grêmio, o vice-presidente do Conselho de Administração César Pacheco, que agradeceu ao ex-presidente Paulo Odone e conselheiros.
Durante a tarde, a Câmara já havia aprovado o projeto do
novo Beira-Rio, Gigante para Sempre,
assim como a permissão da construção de prédios residenciais na área do Estádio dos Eucaliptos. A propriedade será vendida pelo clube para angariar recursos para a remodelação do Beira-Rio. O limite de altura da região foi aumentado de 18 metros para 33 metros.
— É o primeiro passo que nos leva, a partir de agora, a começar a trabalhar na venda dos Eucaliptos, que vai propiciar o início da construção da cobertura e reformas dos Estádio Beira-Rio para sua adequação às normas da Fifa — declarou o presidente Vitorio Piffero.
Nove das 12 emendas propostas no Gigante para Sempre foram aprovadas. Entre os pontos de consenso estão a obrigação de acesso público à região da orla onde hoje está o Parque Gigante, que não se construa residências na região, que a altura máxima dos prédios seja de 42 metros, e que as famílias que moram próximas sejam reassentadas em outras áreas pela prefeitura.
Porto Alegre é uma das candidatas a sede da Copa do Mundo de 2014.
O prazo para que os clubes
apresentem os projetos de construção ou reforma dos estádios para a FIFA se encerra no dia 15 de janeiro. Em março, deve sair o anúncio das 12 cidades escolhidas.
Saiba mais sobre o projeto da arena gremista
Conheça o projeto do novo Beira-Rio
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.