| 17/03/2003 12h21min
A Grã-Bretanha anunciou nesta segunda, dia 17, que o Conselho de Segurança da ONU não conseguiu chegar a um consenso sobre uma resolução relativa ao Iraque e por isso ela não seria votada. O embaixador britânico junto à ONU, Sir Jeremy Greenstockf, fez o anúncio após uma reunião a portas fechadas dos países-membros do Conselho.
Greenstock disse que será impossível alcançar um consenso entre os membros do Conselho e culpou a França pelo fracasso nas negociações diplomáticas. O embaixador britânico na ONU estava acompanhado dos colegas Inocencio Arias, da Espanha, e John Negroponte, dos EUA.
Greenstock disse que a decisão foi tomada, apesar dos esforços dos três países. Sem citar nominalmente a França, o embaixador britânico acusou Paris de impedir que um consenso fosse alcançado na ONU, ao ameaçar usar seu poder de veto para bloquear a votação da proposta.
Estados Unidos, Grã-Bretanha e Espanha buscavam a aprovação para uma nova resolução a ser adotada pelo Conselho que afirma claramente que o Iraque violou suas obrigações perante as Nações Unidas -o que, na prática, equivaleria a um aval da ONU a uma guerra contra Bagdá.
França e Rússia (ambos com poder de veto) disseram de forma explícita que vetariam a proposta de resolução autorizando o uso da força para desarmar o Iraque. A China, que também tem poder de veto, fez coro à rejeição do projeto.
Com informações da agência Reuters e da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.