| 03/01/2009 16h22min
A largada do Rali Dacar 2009 foi realizada na manhã deste sábado, em Buenos Aires. Na primeira etapa do torneio, os pilotos partiram da capital argentina em direção à Santa Rosa, percorrendo 730km, sendo 371 de especiais. José Hélio, tetracampeão do Rali dos Sertões, foi o melhor brasileiro na categoria voltada para motos, terminando em nono lugar. A liderança ficou com o espanhol Marc Coma.
Grande parte das trilhas estava situadas em planícies e esquentaram o clima da competição. Ao todo, serão 13 etapas, totalizando 9,5 mil quilômetros. A decisão acontecerá no dia 17 de janeiro, quando os participantes retornarão ao mesmo local da largada.
Neste domingo, os atletas partem para a próxima disputa, entre Santa Rosa e Puerto Madryn, também na Argentina. Serão 837km, com 237 de especiais. A novidade neste percurso será um grande trecho de areia. Esta etapa é considerada pelos organizadores como uma das que mais exigirá atenção na navegação.
O francês Cyril Despress, campeão do Dacar 2007, foi o primeiro a assumir a ponta no primeiro dia de provas. Logo depois, Marc Coma fez a ultrapassagem e tomou distância. Zé Hélio terminou 32min29s atrás do primeiro colocado.
O público local mais uma vez fez questão de prestigiar e acompanhar de perto o campeonato. Na largada promocional, realizada na última sexta-feira, em Buenos Aires, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas estiveram presentes.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.