| hmin
Horas antes de os Estados Unidos lançarem um ataque surpresa ao Iraque, a Agência de Inteligência norte-americana (CIA) informou ao presidente George W. Bush que acreditava ter uma pista sobre o paradeiro do presidente iraquiano Saddam Hussein, segundo reportagem publicada no jornal The Washington Post nesta quinta, dia 20.
Saddam e outros membros da liderança iraquiana foram localizados pela inteligência norte-americana, e se apresentaram como um alvo oportuno que poderia ser uma chance única, informou o jornal.
De acordo com a reportagem, o diretor da CIA, George Tenet, disse a Bush às 16h (18h em Brasília) que haveria uma reunião do conselho de guerra, da qual Saddam participaria junto com seus principais conselheiros em uma residência particular no sul de Bagdá, e deveria ficar no local pelas próximas horas.
Segundo o Post, Tenet descreveu as fontes e as limitações de suas informações, assim como a probabilidade do tempo que o presidente iraquiano permaneceria no local antes de se deslocar para o próximo refúgio.
Bush assinou a ordem de ataque às 18h30 (20h30 em Brasília) autorizando o ataque. Os primeiros tiros tinham como objetivo "decapitar" o governo iraquiano em uma só tacada.
Autoridades norte-americanas disseram ao jornal que levará algum tempo para saber com certeza o que efetivamente foi atingido e quem estava no local. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.