| 20/01/2009 14h32min
A rodada de segunda-feira da temporada regular da NBA, disputada no feriado de Martin Luther King, foi marcada não só por lembranças ao líder negro, mas também pelas manifestações de apoio ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama.
Houve diferentes atos de homenagem a Luther King em cada um dos 12 jogos, porém todos os comentários giraram em torno do primeiro governante negro dos EUA, que toma posse nesta terça-feira, em Washington.
Alguns deles, como o ala-armador Ray Allen, do Boston Celtics, e o ala Grant Hill, do Phoenix Suns, receberam permissão de suas equipes para viajar a Washington e acompanhar ao vivo a histórica cerimônia de posse do novo presidente.
Allen e Hill, que participaram ativamente na coleta de fundos para a campanha presidencial de Obama, têm relação pessoal com o novo presidente dos EUA. Eles qualificaram-no de um “grande homem”, que inspira a confiança e a esperança de um mundo melhor.
Esta também é a opinião do armador Chauncey Billups, do Denver Nuggets, e do veterano pivô Dikembe Mutombo, do Houston Rockets. Aos 42 anos, o jogador – natural do Zaire, hoje República Democrática do Congo – votou pela primeira vez nas eleições presidenciais como cidadão americano.
As grandes estrelas e jogadores negros da NBA se identificam com Obama porque o presidente eleito já se confessou ser fã de basquete. Apesar de não conhecerem muito ou nada de seus programas político ou econômico, os jogadores acham que uma nova realidade foi aberta no país.
– Não me importa (os programas de governo), pagarei todos os impostos necessários para ver na Casa Branca um presidente como Obama e o que ele significa para nós – declarou o ala-armador Tracy McGrady, do Houston Rockets.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.