| 21/03/2003 16h19min
O secretário de defesa norte-americano Donald Rumsfeld lamentou em pronunciamento realizado na tarde desta sexta, dia 21 (horário de Brasília), a perda de 13 soldados americanos e britânicos ocorrida desde o início da ofensiva no Iraque. Cinco fuzileiros americanos e oito britânicos morreram em um acidente de helicóptero e um marine foi vítima em combate com as forças iraquianas. Rumsfeld prestou condolênscias às famílias e elogiou a coragem dos soldados, dizendo que devido ao seu trabalho o mundo será um lugar mais seguro.
No pronunciamento feito logo após ao novo e mais violento ataque a Bagdá, Rumsfeld relatou as últimas ações das forças aliadas – ataques em terra ocorreram neste terceiro dia, e a guerra aérea começou há pouco. Ele garantiu que as forças da coalização já estão controlando o porto de Umm Qsar, no sul do país, além de outras áreas. Todas estas ações, segundo ele, estão causando grande confusão entre as forças iraquianas.
– Eles não estão conseguindo se comunicar, o regime de Saddam (Hussein) está começando a se perder.
O secretárdio de Defesa acredita que os iraquianos vão se dar conta do fim do regime e vão começar a se entregar. Mais uma vez, apelou para líderes não cumprirem ordens de lançar armas de destruição em massa, de destruírem campos de petróleo e pontos estratégicos.
Quem fizer isso será punido – alertou ao prometer que os Estados Unidos vão prestar ajuda humanitária ao país, eliminar as armas de destruição de massa e redes de distribuição e lançamento destas, encontrar e eliminar terroristas, proteger os campos de petróleo e devolvê-los aos povo iraquiano durante a transição que ocorrerá no governo após a queda de Saddam.
Na mesma entrevista coletiva, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Richard Meyers, afirmou que os campos de petróleo devem estar seguros pelo menos até o fim desta sexta-feira. Ele relatou as várias ações militares que estão sendo realizadas pelas forças aliadas e garantiu que soldados iraquianos estão se rendendo no norte e no sul do país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.