| hmin
A Turquia decidiu nesta sexta, dia 21, entrar com suas tropas no norte do Iraque, apesar da oposição dos Estados Unidos. Não há cronograma oficial para a incursão, mas o movimento começou com a entrada de uma pequena vanguarda do Exército turco, anunciou Ancara. A intenção é inibir eventuais pressões separatistas dos curdos que vivem na região e, segundo o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Abdullah Gul, bloquear a entrada de refugiados iraquianos pela fronteira comum e "evitar a atividade terrorista".
Os EUA desaprovam uma ação unilateral turca por acreditarem que eventuais confrontos entre turcos e curdos possam prejudicar sua campanha militar, mas ainda não descartaram o trabalho conjunto posteriormente.
Os curdos iraquianos, que dominam três províncias no norte do Iraque desde 1991, alegam que a Turquia tem interesse em seus territórios. Em contrapartida, a Turquia teme que, uma vez deposto Saddam Hussein, a reestruturação do Iraque inclua a criação de um território curdo com prejuízo para o seu próprio território.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.