| 23/03/2003 05h25min
Um míssil Patriot dos Estados Unidos pode ter abatido por engano um avião da Força Aérea Real da Grã-Bretanha neste domingo, dia 23, perto da fronteira com o Kuwait, disse um porta-voz do Pentágono. O porta-voz disse que a tripulação do avião está desaparecida, mas não deu detalhes adicionais. A aeronave desapareceu após completar uma missão na região do Golfo Pérsico.
Os Patriots são projetados para derrubar mísseis inimigos e o disparo equivocado contra um avião da coalizão é um golpe para a moral dos aliados, que já enfrentam resistência de forças iraquianas em terra. Foi a terceira tragédia aérea da Grã-Bretanha no conflito e ressalta os perigos da realização de ataques ininterruptos ao Iraque.
O primeiro ministro Tony Blair – que pela primeira vez obteve maioria de apoio à guerra do público britânico – enviou 45 mil soldados para ajudar os Estados Unidos a derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein. A Grã-Bretanha já perdeu 14 soldados em dois acidentes de helicóptero.
O acidente será debatido na reunião do gabinete de guerra ainda neste domingo, dia 23, quando Blair discutirá o progresso da ação militar com seus principais ministros. A decisão do premiê britânico de ir à guerra sem a bênção da ONU dividiu a Grã-Bretanha e o colocou em confronto com a oposição mais acirrada em seus seis anos de liderança.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.