| hmin
Ministros de Relações Exteriores de países árabes buscarão meios para pôr fim à guerra contra o Iraque liderada pelos Estados Unidos em um encontro no Cairo nesta segunda, dia 24. Os chanceleres tentarão amenizar as discordâncias e criar uma posição anti-guerra consensual.
A reunião na sede da Liga Árabe também tentará convencer populações árabes que se opõem à guerra de que seus governos estão fazendo o que podem para terminar o confronto. Segundo diplomatas, a guerra provocou manifestações violentas no mundo árabe.
Segundo o porta-voz da Liga Árabe, Hesham Youssef, os ministros discutirão uma iniciativa diplomática para tentar pôr fim ao conflito através da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião já estava programada antes do início da guerra, mas a deflagração do conflito lhe conferiu um caráter mais urgente.
O ministro das Relações Exteriores do Iraque, Naji Sabri, que deve participar da reunião, disse nesse sábado, dia 22, que seu país quer que as nações árabes adotem uma "verdadeira posição árabe'' contra a guerra. Em Damasco, capital da Síria, Sabri afirmou que as notícias da morte de líderes iraquianos durante a guerra não passavam de ''fábulas.''
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.