| hmin
O presidente sul-coreano, Roh Mooo-hyun, afirmou nesta segunda (madrugada em Brasília), dia 24, que a especulação de que a Coréia do Norte seria o próximo alvo dos Estados Unidos após o Iraque é "imprecisa e sem fundamento", disse seu porta-voz.
A porta-voz Song Kyung-hee não afirmou de onde veio a especulação. A Coréia do Norte e alguns grupos norte e sul-coreanos afirmaram que os Estados Unidos planejam atacar o Norte.
– O presidente expressou preocupação sobre especulação imprecisa e sem fundamento de que os Estados Unidos poderiam atacar a Coréia do Norte uma vez que a guerra no Iraque termine – afirmou Song durante uma coletiva de imprensa.
Song disse que o presidente sul-coreano afirmou a seus secretários:
– Em cada reunião que eu tive com autoridades norte-americanas eles me disseram que o Iraque é um caso diferente da Coréia do Norte e que eles querem uma resolução pacífica para o problema.
A Coréia do Norte – considerada pelos Estados Unidos como integrante de um "eixo do mal" junto com o Irã e o Iraque – está em uma disputa diplomática com Washington e com Seul por causa de suas ambições nucleares.
No sábado, a Coréia do Norte adiou negociações econômicas com Seul, responsabilizando o Sul por aumentar suas defesas depois que os Estados Unidos lançaram ataques contra o Iraque. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.