| 24/03/2003 05h31min
Em um discurso transmitido pela rede de TV estatal na manhã desta segunda (madrugada de Brasília), dia 24, o presidente iraquiano Saddam Hussein incitou seu povo a continuar lutando contra o avanço das tropas aliadas.
Vestido com uniforme militar, Saddam elogiou a "valente" contribuição dos militares iraquianos em resistir à guerra que começou na quinta-feira e disse para o povo continuar a "guerra santa" que têm travado contra os Estados Unidos e Grã-Bretanha. Disse também que as tropas invasoras foram encurraladas pela heróica resistência do Iraque e que, por isso, estão tentando evitar um confronto frente-a-frente.
Chamando seus combatentes de heróis, o líder iraquiano disse que, a cada dia, os aliados vão perder ainda mais e prometeu fazer tudo o que puder, da maneira mais dolorosa possível, contra inimigos.
O ditador saudou as forças iraquianas e todos os grupos de resistência que têm lutado. Segundo ele, o povo iraquiano sairá vitorioso e o "inimigo será humilhado". Saudou especialmente as forças iraquianas que combatem na cidade portuária de Umm Qasr, no sul do país, e leu nome de comandantes militares para homenageá-los.
– Fizemos muitos sacrifícios para evitar a guerra – disse, elogiando a "valente" contribuição dos militares iraquianos em resistir à guerra.
Sempre falando em nome de Deus, chamou os inimigos de "discípulos do demônio" e disse que "o povo iraquiano está preparado para abrir mão de tudo o que tem por Deus". Ele também alertou para a intensificação dos bombardeios e pediu para os irquianos continuem a resistir porque "Deus lhes dará a vitória".
– Longa vida ao Iraque ... e desgraça aos inimigos – finalizou.
Esta foi a segunda vez desde o início da ofensiva militar liderada pelos EUA que Saddam Hussein pronunciou um discurso. Na quinta-feira, dia 20, após o primeiro ataque aéreo da coalizão anglo-americana contra Bagdá, a TV estatal iraquiana exibiu um discurso em que o líder pedia resistência a seu povo e aos árabes, e prometia a vitória final. Mas a CIA disse que esta transmissão poderia ter sido pré-gravada, mesmo que ele tenha se referido ao começo dos ataques.
Especulações rondaram o destino Saddam desde que a guerra começou. Algumas reportagens especulavam que ele havia sido ferido e teve de receber transfusão de sangue. Até agora não há informações confirmadas sobre o seu paradeiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.