| 24/02/2009 09h10min
Os vencedores do Carnaval de Porto Alegre serão conhecidos hoje a partir das 16h, no Sambódromo, com transmissão ao vivo da RBS TV e streaming no clicRBS. Serão apuradas as notas do júri (todo importado do Rio de Janeiro), que decidirão os resultados do Grupo Especial.
Entre as 14 escolas que desfilaram na sexta-feira e no sábado, as duas últimas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso, em 2010. Serão apuradas ainda as notas do Acesso (cuja campeã subirá para o Especial no ano que vem) e das duas tribos: Os Comanches e Os Guaianazes.
Confira uma avaliação dos desfiles apresentados no Porto Seco:
UNIDOS DO CAPÃO - As dificuldades do período pré-carnavalesco - principalmente a falta de patrocínio - se refletiram no desfile. O início foi bom, com dois tigres muito bem acabados. Porém, as demais alegorias deixaram a desejar. Forte candidata ao rebaixamento.
ESTADO MAIOR DA RESTINGA - Depois de dois anos, a escola finalmente voltou a realizar um bom desfile. A Tinga apresentou fantasias bem acabadas na maioria das alas, além de boas alegorias. Tem boas chances de retornar na noite das campeãs.
EMBAIXADORES DO RITMO - Organizada, realizou um bom desfile, colorido, alegre e simples, tal qual seu enredo, que falava em diversas situações em que são usadas taças. Porém, mais uma vez, não deve alcançar mais do que uma posição intermediária.
PROTEGIDOS DA PRINCESA ISABEL - Outra escola com problemas durante a fase pré-carnavalesca, mas que buscou superá-los com a empolgação dos componentes. O intérprete Lu Astral e a bateria de Jean Marcelo foram os pontos altos.
IMPERADORES DO SAMBA - Realizou o melhor desfile da primeira noite. Com a homenagem ao Inter, no ano de seu centenário, contou com milhares de torcedores, tremulando bandeiras coloradas, nas arquibancadas. É candidata ao título.
ACADÊMICOS DE NITERÓI - Outra escola que realizou um desfile intermediário: não corre risco de rebaixamento e não disputa o título.
ACADÊMICOS DA ORGIA - Pecou demais nos quesitos fantasia e alegorias. Porém, mesmo assim, desfilou com alegria, devido à garra de seus componentes. É outra forte candidata ao rebaixamento.
ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ - A escola que havia surpreendido nos carnavais de 2007 e 2008 parece ter sentido a saída do carnavalesco Sérgio Ávila. O nível das fantasias foi mantido, mas as alegorias apresentaram problemas de acabamento e mecânicos.
BAMBAS DA ORGIA - A escola se superou na passarela. O destaque foi a bateria do mestre Sandro Gravador, que realizou uma série de convenções bem adequadas ao tema, como uma roda de batuque com atabaques e sopapos.
UNIÃO DA VILA DO IAPI - A escola realizou seu melhor desfile na Era do Porto Seco. Contando a história do arroz, apresentou uma bateria firme e criativa, dirigida pelo mestre Chiquinho. Se credenciou a sonhar com o título.
IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA - Falando sobre o Ceará, apresentou um dos melhores sambas do ano. No mais, a Imperatriz desfilou bem tecnicamente, se credenciando também a lutar pelo título.
IMPÉRIO DA ZONA NORTE - A atual campeã mostrou que a conquista do bicampeonato deixou de ser um sonho distante.
UNIDOS DE VILA ISABEL - Realizou um bom desfile. Novamente, porém, luta apenas por uma posição intermediária. Talvez nem mesmo o retorno na noite das campeãs esteja garantido.
PRAIANA - Ficou aquém do que sua história e sua tradição exigem. A começar pelo enredo, um tanto confuso.
RENATO DORNELES, DIÁRIO GAÚCHOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.