| hmin
O Serviço de Inteligência checo lançou a informação de que agentes do Iraque planejaram um ataque aos escritórios em Praga da Rádio Free Europe/Rádio Liberty, dirigida pelos Estados Unidos. O objetivo dos iraquianos, segundo o diretor do Serviço Secreto da República Checa, Jiri Ruzek, seria colocar fim às transmissões de programas em árabe para o Iraque.
– Descobrimos que havia um plano para impedir as transmissões dessa rádio para o Iraque. Uma das hipóteses era de que eles realizariam um ataque terrorista – afirmou Ruzek.
Foi a primeira vez que uma importante autoridade da República Checa confirmou publicamente os rumores de que a Rádio Free Europe/Rádio Liberty, financiada pelo Congresso norte-americano, poderia ser alvo de um ataque. A polícia reforçou a segurança ao redor e dentro do escritório da rádio.
Os EUA afirmam haver ligações entre o Iraque e a rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden. A acusação baseia-se em parte em um encontro supostamente ocorrido em Praga poucos meses antes dos ataques de 11 de setembro de 2001.
A polícia checa afirmou que Mohamed Atta, um dos supostos envolvidos no ataque, encontrou-se com uma autoridade iraquiana na capital. A CIA (agência de inteligência dos EUA) não conseguiu confirmar a realização desse encontro.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.