| hmin
A imprensa do Irã, apesar do conflito contra o Iraque em 1980, está apoiando abertamente o seu antigo desafeto. O anti-americanismo fica evidente nas transmissões feitas pela TV iraniana que encerra seus boletins com a frase: na esperança de uma vitória para as forças iraquianas contra os agressores.
A rádio e a televisão estatais são controladas pelos conservadores que continuam no poder. A vinheta da TV na cobertura do conflito é a "Guerra do Domínio''. A posição oficial do Irã é de neutralidade ativa. O presidente recentemente eleito, Mohammad Khatami, um moderado, prometeu reformas sociais e políticas.
– Parte da cobertura da mídia dá a impressão de que estamos defendendo o regime Ba'ath (iraquiano). A mídia estatal não está defendendo nossos interesses nacionais. – disse Rajabali Mazroui, deputado pró-reforma, em entrevista a um jornal.
Alguns telespectadores iranianos estão se mostrando revoltados com a cobertura defendendo os antigos inimigos iraquianos. Entreanto, há ainda aqueles que acreditam que a imprensa está com uma posição isenta.
As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.