| 28/03/2003 12h40min
O chefe dos inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU), Hans Blix, disse nesta sexta, dia 28, que sua equipe desejava voltar ao Iraque depois do fim da guerra para realizar uma verificação independente sobre se há ou não armas de destruição em massa no país.
– Os norte-americanos e os britânicos poderiam estar interessados em uma avaliação independente. Lógico que, naturalmente, receberíamos nosso mandato do Conselho de Segurança da ONU, não dos norte-americanos – declarou Blix em uma entrevista concedida a um canal de TV da Alemanha.
Os inspetores de Blix deixaram o território iraquiano neste mês antes de completarem as operações de busca por armas químicas, biológicas e nucleares. Eles haviam voltado ao Iraque em novembro depois de quatro anos de paralisação nas operações. O Conselho de Segurança ordenou, depois da invasão do Kuwait pelos iraquianos (em 1990), que estes destruíssem suas armas de destruição em massa.
Questionado sobre se teria conseguido realizar descobertas significativas caso tivesse tido tempo, Blix respondeu:
– Não sei se teríamos descoberto a verdade. Três meses e meio foi um período curto. Havia uma chance de resolvermos isso pacificamente.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.