| hmin
Fogo de artilharia foi ouvido neste sábado, dia 29, ao norte de Umm Qasr, o único porto de águas profundas do Iraque, um dia depois de a ajuda humanitária começar a chegar a cidade.
Pelo menos cinco descargas em duas explosões separadas forma ouvidas, e as bombas caíram a cerca de dois quilômetros das posições da coalizão. A segunda descarga caiu a cerca de um quilômetro e meio delas. Não houve resposta imediata por parte das forças lideradas pelos EUA, que dizem ter tomado o porto, mas dois jatos de combate foram vistos sobrevoando a área vinte minutos após o ataque.
Os EUA e a Grã-Bretanha enfrentam uma resistência bem maior que a esperada em Umm Qasr. Os combates também bloquearam o avanço britânico sobre Basra, cidade de 1,5 milhão de habitantes que fica a 50 quilômetros ao norte do porto. O controle do porto de Umm Qasr é fundamental para as operações de ajuda humanitária no sul do Iraque, onde a população precisa urgentemente de alimentos e água.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.