| hmin
O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, deve divulgar nesta segunda, dia 31, um parecer definitivo sobre o edital de licitação para a obra de duplicação do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina. A data foi fixada pelo próprio ministro, durante audiência pública realizada em janeiro deste ano em Criciúma.
O coordenador da frente parlamentar de defesa da duplicação, deputado federal Jorge Boeira (PT), esteve reunido com Adauto na última quarta em Brasília. Em uma conversa informal, Boeira tentou adiantar alguma informação, porém, mais uma vez o ministro garantiu que se pronunciaria somente nesta segunda.
– Estou acompanhando todo o processo e podemos observar que os obstáculos técnicos e jurídicos estão desobstruídos – comentou o deputado.
O maior mistério envolve os recursos para obra, orçada em US$ 1,15 bilhão. Embora o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já tenha sinalizado interesse em financiar a duplicação com até 60% do valor, cabe ao governo federal a contrapartida que corresponde a US$ 460 milhões.
Apesar do tribunal de Contas da União (TCU) não contestar o valor, o governo federal estuda a possibilidade de reduzir os custos. O ministro confirma ainda a possibilidade de recorrer ao Exército para os serviços de manutenção.
O deputado estadual Manoel Motta (PMDB), um dos representantes mais ativos do movimento pró-duplicação, garante que se não houver uma resposta conclusiva nesta segunda, ele vai encabeçar manifestações realmente radicais, mais do que trancar a rodovia.
Somente no ano passado, 117 pessoas morreram em acidentes de trânsito no trecho sul da BR-101.
PATRICIA RODRIGUES / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.