| hmin
Mais da metade dos norte-americanos diz acreditar que Washington está muito otimista nas declarações sobre o provável curso da guerra no Iraque, enquanto um terço da população afirma que não apoiará o conflito se mais de 500 soldados dos EUA morrerem, segundo pesquisa divulgada neste doming, dia 30.
A pesquisa da Time/CNN mostra que os americanos estão resignados com um longa campanha militar, com 46% esperando que a guerra dure entre quatro meses e um ano. Outros 32% acham que o conflito vai se prolongar entre um e três meses, enquanto apenas 13% acreditam que a guerra terminará em duas ou quatro semanas.
A pesquisa, realizada por telefone com 1.014 adultos no dia 27 de março pelo instituto Harris Interactive, mostra que 55% da população acredita que Washington é excessivamente otimista em seus pronunciamentos. A pesquisa mostra ainda que os norte-americanos são sensíveis ao crescente número de baixas. Enquanto 59% dos entrevistados afirmaram que apoiariam uma guerra na qual 500 soldados morressem, apenas 47% manteriam esse apoio se o número de baixas chegasse a mil, elevando a oposição ao conflito para 41%. Apenas 34% aprovariam a guerra se houvesse até 5 mil baixas.
Ainda assim, o apoio a George W. Bush parece continuar forte, com 67% dos entrevistados dizendo ter uma impressão favorável do presidente, contra 30% de desaprovação.
Os americanos são categóricos na definição de vitória no Iraque: 62% não acham que a simples retirada de Saddam Hussein do poder seja suficiente. Para esta parcela da população americana, Saddam deve ser capturado ou morto para que os EUA declarem ter vencido a guerra.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.