| hmin
Forças iraquianas mataram 43 soldados britânicos e norte-americanos nas últimas 36 horas e lutarão "dia e noite" para repelir os invasores, disse o ministro da Informação, Mohammed Saeed al-Sahaf, nesta segunda, dia 31.
Sahaf disse que as forças iraquianas também tinham destruído quatro helicópteros Apache, dois aviões não-tripulados e 28 tanques e veículos blindados.
– Vocês verão como eles terão que admitir esses números em breve – disse Sahaf durante uma entrevista coletiva em Bagdá.
Sahaf negou-se a fornecer números de baixas iraquianas, mas disse que a luta era intensa ao redor da cidade de Nassiriya, no sul do país, onde as forças norte-americanos e britânicas estavam expostas a frequentes ataques iraquianos.
– Nós decidimos que não os deixaremos descansar dia ou noite.
Autoridades militares norte-americanas disseram que 46 de seus soldados foram mortos desde o início da guerra, em 20 de março, enquanto 17 estavam desaparecidos. A Grã-Bretanha disse ter perdido 25 soldados, a maior parte em incidentes com "fogo amigo".
Sahaf rejeitou os argumentos de que ataques suicidas – como o do carro-bomba iraquiano que matou quatro soldados norte-americanos no sábado – levariam a um aumento das mortes de civis por forças lideradas pelos EUA.
– A resistência em todas as suas formas é legítima, como a resistência francesa contra as tropas nazistas foi justificada. Mas quando exércitos matam civis, é um assassinato racista – disse Sahaf.
– Estas pessoas são invasoras e deveriam ser mortas. É isto o que estamos fazendo e o que continuaremos a fazer.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.