| hmin
Forças israelenses capturaram um importante ativista muçulmano nesta sexta, dia 4, depois de retirarem de um campo de refugiados da Cisjordânia a maioria dos residentes homens, em operação criticada por autoridades palestinas e por grupos de defesa dos direitos humanos.
Anwar Aliyan, 27anos, chefe do braço armado da Jihad Islâmica na cidade de Tulkarm, rendeu-se em seu esconderijo no campo de refugiados. O Exército israelense afirmou que Aliyan e quatro outros homens detidos planejavam realizar um atentado com carro-bomba. Segundo os militares, os soldados explodiram um local no qual que eram fabricados explosivos.
A operação israelense em Tulkarm começou quarta-feira, dia 2, quando os soldados detiveram centenas de homens de um campo de refugiados com idades entre 14 e 40 anos. Todos foram interrogados e tiveram sua identidade checada. Deste total, 20 homens estavam na lista de procurados de Israel e foram levados pelas autoridades.
Um porta-voz do grupo de defesa dos direitos humanos B'Tselem, de Israel, qualificou a operação como algo inaceitável. Autoridades palestinas também protestaram contra a operação.
Os grupos Jihad Islâmica e Hamas realizaram vários ataques depois do início do levante palestino pela desocupação israelense, há 30 meses. Desde então, quase 2 mil palestinos e 800 israelenses foram mortos.
No último domingo, dia 30, um homem-bomba deixou 30 pessoas feridas na cidade israelense de Netanya. Quinta-feira, dia 3, as forças israelenses mataram sete palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Nesta sexta, soldados de Israel que procuravam um ativista do Hamas feriram sete moradores de um campo de refugiados. Membros do Exército afirmaram que os militares trocaram tiros com palestinos e que um soldado ficou ferido.
Os EUA prometeram levar adiante seus planos de paz para a região, que prevêem a criação de um Estado palestino até 2005 e a garantia de segurança para Israel.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.