| 07/04/2003 15h03min
O embaixador russo no Iraque, Vladimir Titorenko, desembarcou na Síria nesta segunda, dia 7, depois de uma passagem por Bagdá. Titorenko acusou as tropas dos Estados Unidos de terem atacado o comboio diplomático no qual se encontrava o russo:
– Depois de sair de Bagdá, nos deparamos com vários blindados, tanques e metralhadoras dos Estados Unidos. Houve disparos, e algumas granadas de mão foram lançadas contra outros veículos. Eu notifiquei imediatamente a Moscou e à Embaixada que os norte-americanos abriram fogo contra um carro da embaixada, e acima de tudo contra o carro do embaixador russo – revelou o embaixador.
Um porta-voz da chancelaria russa afirmou que cinco diplomatas ficaram feridos no ataque, ocorrido nesse domingo. Pelo menos duas pessoas do comboio foram mortas.
O Exército dos EUA diz não ter tropas no subúrbio de Bagdá, região onde o incidente ocorreu, mas um jornalista da Rússia que estava no grupo disse que os carros foram pegos no meio de um tiroteio entre iraquianos e norte-americanos.
O comboio cruzou a fronteira sírio-iraquiana na segunda-feira e foi recepcionado em Al Tanf por funcionários da Embaixada russa em Damasco. No carro de Titorenko havia marcas de dois disparos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.