| hmin
A principal notícia dos veículos de comunicação governamentais do Vietnã nesta terça, dia 8, são as mortes de 10 crianças com menos de três anos de idade, todas vítimas de um vírus desconhecido. As autoridades de saúde acreditam que os casos não têm relação com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), pneumonia asiática que se disseminou por 18 países, um dos quais o Vietnã, onde quatro pessoas morreram.
As crianças tiveram como sintomas febre alta, diarréia, seguida de coma e insuficiência respiratória e cardíaca. A última morte foi registrada nessa segunda, de uma criança de 16 meses, 11 horas após a internação. Os médicos estão tentando identificar o vírus e suspeitam que pertença ao grupo "enterovírus'', que afeta os intestinos e causa paralisia, vômitos e diarréia.
O médico e vice-diretor do Hospital Infantil Nº 1 de Ho Chi Minh, Tang Chi Thuong, informou que os pacientes não responderam aos esforços de ressuscitação e morreram rapidamente. Os testes para vírus conhecidos, incluindo o causador da encefalite japonesa, tiveram resultados negativos.
Autoridades e médicos do hospital recusaram-se a comentar o assunto. A primeira morte em decorrência da doença misteriosa ocorreu em março, no mesmo hospital da maior cidade do Vietnã, que tem 7 milhões de habitantes.
Vírus do grupo enterovírus mataram 50 crianças e levaram outras 253 a hospitais em Taiwan em 1998. Também foram registradas mortes causadas por vírus desse tipo na Austrália em 1999.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.