| 11/04/2003 07h33min
Combatentes curdos assumiram o controle do centro de Mosul, a terceira maior cidade iraquiana, nesta sexta, dia 11.
– Não vi nenhum norte-americano, embora os "peshmergas'' (etnia curda que tomou a cidade) digam que os norte-americanos também estão na cidade. Está calmo. Há um clima feliz na cidade – acrescentou o produtor de TV da Reuters Soheil Afdjei.
O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, afirmou mais cedo que um pequeno número de soldados norte-americanos também estava em Mosul. Um comandante curdo disse que tropas iraquianas e autoridades leais a Saddam Hussein abandonaram Mosul nesta sexta, deixando a cidade aberta às forças curdas apoiadas pelos EUA.
O correspondente da Reuters Sebastian Alison disse que uma ponte importante na estrada de Arbil para Mosul foi consertada. Isso permitirá que tanques norte-americanos em Arbil, cidade sob controle curdo, cheguem facilmente a Mosul. As tropas iraquianas explodiram a ponte alguns dias atrás.
Na manhã desta sexta, uma multidão de iraquianos partiu para saques na cidade, vasculhando prédios e entrando no mercado central horas depois que Mosul foi tomada por guerrilhas curdas e forças norte-americanas. Grupos de adultos e crianças saquearam uma escola da terceira maior cidade iraquiana, carregando pilhas de móveis da sede de uma companhia de energia elétrica.
No meio dos saques, multidões se espremiam pelas ruas queimando e rasgando imagens do presidente Saddam Hussein. Membros dos "peshmerga'' se juntaram aos saqueadores em um distrito industrial nos arredores de Mosul.
O lado antigo da cidade, dominado por mesquitas e prédios modernos nas margens do rio Tigre, parece intacto. Os estragos causados pelos bombardeios ficaram limitados especificamente aos prédios do governo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.