| hmin
Depois de um ano de governo interino, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, espera a realização de eleições no Iraque. O pronunciamento foi realizado nesta segunda, dia 14, no parlamento. O premê anunciou que após o conflito, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha devem ser os responsáveis pela segurança e pelas necessidades humanitárias dos iraquianos.
– Uma vez estabelecida, a autoridade interina assumirá progressivamente cada vez mais as funções do governo – disse Blair ao mencionar a atuação de um comando provisório semanas depois da guerra.
Segundo o primeiro-ministro, a terceira fase tornará concreto um governo representativo iraquiano escolhido através do voto, uma vez que a nova constituição for aprovada.
Alguns críticos europeus temem que Washington mantenha o controle sobre o Iraque durante muito mais tempo e coloque no poder iraquianos ligados aos EUA.
Na terça-feira, autoridades norte-americanas e integrantes de facções iraquianas vão se encontrar na cidade de Nassiriya, no sul do país, para discutir o futuro do Iraque pós-guerra. O encontro será coordenado pelo general norte-americano aposentado Jay Garner, apontado para chefiar a administração. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.