| 15/04/2003 17h29min
Uma multidão em Mosul, no Iraque, foi reprimida nesta terça, dia 15, com tiros pelas forças norte-americanas. Conforme informações da rede portuguesa RTP, cerca de 12 pessoas morreram e 60 ficaram feridas, conforme informações do hospital da cidade. A população protestava contra Mashan Al Juburi, que havia se autoproclamado governante da cidade.
Conforme teria divulgadp a agência France Press, Al Juburi prometia à população um governo democrático. Manifestantes protestaram contra o seu discurso e foram taxadas de milicianos de Saddam Hussein. Pessoas na multidão gritaram então pedindo a retirada das forças anglo-americanas. Em represália, 20 militares americanos, segundo a agência de notícias, dispararam contra um edifício vizinho, para que os estilhaços caíssem sobre os manifestantes, que em resposta apedrejaram os soldados. Duas testemunhas disseram que os disparos começaram quando a manifestação
se dirigia à praça do governo
de Mosul.
De acordo com informações norte-americanas, os marines teriam atirado, depois de terem sido alvejados. As balas que se dirigiam aos soldados da coalizão teriam partido de um prédio nas proximidades.
A população ficou enfurecida com o incidente, impedindo que jornalistas ocidentais tivessem acesso ao hospital para recolher mais informações sobre o número de vítimas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.