| hmin
As forças dos Estados Unidos fecharam um oleoduto que fluía do Iraque para a Síria.
Fontes da indústria petrolífera e analistas disseram que o Iraque e a Síria estão violando as sanções da Organização das Nações Unidas de exportação entre 100 mil e 150 mil barris por dia de petróleo no oleoduto para a Síria.
O secretário de Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, disse nesta terça, dia 15, em um briefing no Pentágono, que os Estados Unidos (EUA) já avisaram que eles teriam que fechar o oleoduto.
- Se é o único e se paralisou completamente o fluxo de petróleo entre Iraque e Síria, eu não posso dizer... Eu não posso garantir que o fluxo de petróleo ilegal do Iraque para a Síria foi paralisado. Eu apenas espero que tenha sido - afirmou.
Os comentários do secretário da Defesa foram feitos no momento em que o governo de Bush aumenta a pressão sobre a Síria depois da queda do presidente iraquiano Saddam Hussein. Rumsfeld acusou a Síria na segunda, dia 14, de testar armas químicas e de permitir que os iraquianos fujam da guerra para o território sírio, tanto para ficar no país, quanto para viajar para outros locais.
O Conselho de Segurança da ONU concordou com que o oleoduto da Síria seja incluído no programa humanitário petróleo-por-comida, se a Síria ou o Iraque pedirem.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.