| hmin
O Congresso Nacional Iraquiano (INC, na sigla em inglês), que estava exilado, informou neste domingo, dia 20, que obteve a rendição do único genro de Saddam Hussein ainda vivo. Ele teria se rendido após voltar da Síria e, segundo o INC, será entregue à custódia dos Estados Unidos nas próximas horas.
– Jamal Mustafa Sultan al-Tikriti é o primeiro membro próximo da família a ser detido –afirmou o porta-voz do INC, Zaab Sethna. Ele informou também que Jamal foi secretário particular de Saddam até quase o último momento.
– Ele está sob custódia do INC nesse momento, mas será colocado sob guarda norte-americana em pouco tempo – afirmou.
Sethna disse que Jamal havia fugido para a Síria, mas foi convencido pelo INC a retornar a Bagdá e entregar-se. Jamal viajou acompanhado de um alto funcionário da inteligência iraquiana, Khaled Abdallah.
O papel da Síria nas negociações para retorno do genro de Hussein a Bagdá não está claro, mas o presidente americano, George W. Bush, disse, antes da notícia sobre a rendição de Jamal, que acreditava que o governo sírio estava respondendo à demanda americana de não abrigar no país fugitivos da administração de Saddam.
Jamal é o número 40, ou o nove de paus, na lista feita pelos Estados Unidos dos 55 funcionários de alto escalão mais procurados. Ele é o sexto da lista a ser detido.
– Tivemos contato com membros do círculo próximo a Jamal por algum tempo antes da guerra – explicou Sethna. – Nós os contatamos de novo recentemente, na Síria, e convencemos Jamal que o melhor a fazer seria voltar a Bagdá e se render a nós.
O genro de Hussein voltou por terra neste domingo. O irmão dele, Kamal Mustafa Sultan al-Tikriti, chefe da guarda presidencial de Saddam, ainda estava na Síria. Kamal é o oitavo na lista feita pelos americanos.
Dois meio-irmãos de Saddam já foram detidos, mas Sethna, conselheiro do líder do INC, Ahmad Chalabi, disse que os dois haviam se distanciado de Saddam, o que faz Jamal o preso mais importante até agora. Ele afirmou que Jamal também trabalhou como vice do filho de Saddam, Qusay, na Organização Especial de Segurança.
No sábado, a nova polícia iraquiana entregou o ministro das Finanças de Saddam, Hikmat Ibrahim al-Azzawi, às forças norte-americanas depois de capturá-lo em Bagdá. A prisão aumenta as chances de rastrear bilhões de dólares que o presidente deposto pode ter enviado para fora do país.
Um dia antes, militares norte-americanos informaram que curdos iraquianos haviam entregue um funcionário de alto escalão do governo, Samir Abul Aziz al-Najim.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.