| hmin
O embaixador da França na Organização das Nações Unidas (ONU) propôs nesta terça, dia 22, a suspensão imediata das sanções contra o Iraque e o fim gradual do programa petróleo por comida.
Embora todos os membros do Conselho de Segurança da ONU defendam o fim das sanções em algum momento, a medida está condicionada por resoluções passadas do Conselho de Segurança a uma certificação do desarmamento do Iraque, disse o embaixador francês Jean-Marc de la Sabliere.
– Enquanto isso, poderíamos suspender as sanções e ajustar o (programa) petróleo por comida tendo em vista sua extinção gradual – disse ele, depois da apresentação de um relatório do inspetor-chefe de armas da ONU, Hans Blix.
O presidente dos EUA, George W. Bush, pediu na semana passada o fim imediato das sanções, agora que as forças lideradas pelos norte-americanos haviam derrubado o governo de Saddam Hussein. Washington, no entanto, ainda não apresentou essa proposta à ONU.
Diferentemente da Rússia, o embaixador francês não condicionou a suspensão das sanções ao retorno dos inspetores da ONU, para que eles se certifiquem de que o Iraque não tem nenhuma arma de destruição em massa, como o exigido por resoluções do Conselho de Segurança. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.