| hmin
O Iraque criará uma comissão mista para resolver as disputas entre árabes e milhares de curdos expulsos de suas casas durante o governo de Saddam Hussein, disseram autoridades curdas e norte-americanas nesta quarta, dia 23.
Líderes curdos reasseguraram a Jay Garner, o general norte-americano encarregado de supervisionar a reconstrução do país, que não tomariam medidas contra os árabes depois da queda do regime de Saddam. Garner chegou ao norte do Iraque na terça-feira, 12 anos depois de ter criado uma área de segurança para os curdos. A medida foi tomada depois de Saddam ter reprimido com violência uma tentativa de levante curdo ocorrida depois da Guerra do Golfo, em 1991.
– Haverá uma comissão com representantes de todos os lados, sob a supervisão dos Estados Unidos, para decidir como as pessoas voltarão para suas casas de uma forma tranqüila – declarou Jalal Talabani, líder da União Patriótica do Curdistão.
Uma autoridade dos EUA que acompanhava Garner afirmou que a comissão a ser criada seria semelhante à usada na Bósnia depois da guerra étnica na região.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.