| 29/04/2003 07h58min
Os Estados Unidos entregaram nessa segunda, dia 28, à Colômbia cinco veículos blindados para a proteção do presidente Alvaro Uribe e de outros altos funcionários do governo colombiano, que enfrentam o risco de um ataque de grupos guerrilheiros do país.
Uribe assumiu o poder em 7 de agosto de 2002 em meio a um ataque com granadas de morteiros lançado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). As explosões atingiram o palácio presidencial e um bairro pobre de Bogotá, onde 21 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas.
Nos últimos meses, os organismos de segurança colombianos detectaram e abortaram vários planos da guerrilha contra o presidente, caracterizado pelas suas políticas duras em relação aos grupos guerrilheiros e ao narcotráfico.
– Nosso programa de segurança presidencial busca melhorar a segurança do presidente, vice-presidente e de outros membros-chave da administração – disse o secretário de Estado adjunto dos EUA para segurança diplomática, Francis X. Taylor.
Ele anunciou ainda melhorias nos sistemas de segurança da casa presidencial colombiana, onde Uribe mora e despacha.
No começo de março, funcionário da segurança colombiana revelaram que os EUA instalaram um sofisticado sistema de rastreamento por satélite para proteger Uribe, que já sobreviveu a várias tentativas de assassinato realizadas por grupos guerrilheiros. O governo de Uribe, um advogado de 50 anos, foi um dos poucos da América Latina a apoiar a guerra no Iraque declarada pelo presidente dos EUA, George W. Bush.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.