| hmin
Um importante jornal árabe de Londres, o Al Quds, publicou na edição desta quarta, dia 30, uma carta que disse ser do presidente iraquiano deposto Saddam Hussein. No texto, o ex-ditador pede ao povo que se rebele e derrube as forças anglo-americanas que ocupam o seu país.
– Nós recebemos isso ontem por fax. Acreditamos que seja autêntico. Foi escrita à mão, assinada por Saddam Hussein e datada de 28 de abril, dia do aniversário dele. Eu já havia visto a assinatura dele, e essa se parece com ela, mas não sou um especialista – disse Abdel Bari Atwan, editor do jornal.
O veículo publicou a carta e uma foto do fax recebido com a assinatura de Saddam. A publicação citou fontes próximas ao líder iraquiano dizendo que a carta é autêntica. Se confirmada, será a primeira indicação de que o líder deposto sobreviveu aos bombardeios norte-americanos a Bagdá.
Na carta, Saddam Hussein disse que deixou seus palácios há muito tempo para viver em uma pequena casa e convoca:
– Levantem-se contra o ocupador, não confiem naqueles que falam sobre sunitas e xiitas, porque a única questão agora para o nosso grande país é a ocupação. Não há prioridades exceto expulsar o ocupador infiel, criminoso, assassino e covarde.
Atwan disse que membros do que chamou de resistência iraquiana à ocupação lhe disseram há dois dias que Saddam iria fazer um pronunciamento ao povo iraquiano, e portanto já estava preparado para a chegada do fax. Não é a primeira vez que o jornal é usado como um canal para pessoas fugindo das forças dos Estados Unidos. A publicação já recebeu cartas e emails de Osama bin Laden, chefe da rede Al-Qaeda, a quem se atribui a responsabilidade dos ataques de 11 de setembro de 2001 à Washington e à Nova York.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.