| hmin
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, sofreu uma derrota moderada nesta sexta, dia 2, depois de perder 700 cadeiras nas eleições municipais em todo o país nessa quinta, dia 1º. Cerca de 40 milhões de pessoas estavam aptas a votar nas eleições, na qual foram escolhidos o Parlamento da Escócia, o do País de Gales e mais de 10 mil vereadores. O pleito aconteceu no dia em que o governo de Blair, líder do Partido Trabalhista, completava seis anos.
De posse dos primeiros resultados das eleições municipais, uma projeção da BBC dizia que os conservadores teriam 34% dos votos, contra 30% para os trabalhistas. Esse pode ser um resultado preocupante para Blair, mas a história mostra que o governo geralmente enfrenta dificuldades nas eleições municipais.
A opção de Blair de participar da guerra contra o Iraque, opção essa que levou milhões de pessoas às ruas de Londres para protestar, teve um peso grande em algumas localidades. Em Birmingham, por exemplo, cidade de composição étnica variada, os trabalhistas perderam feio. Mas o sentimento de desconforto provocado pela ação militar acabou superado pelo efeito da rápida vitória dos britânicos e norte-americanos sobre o governo do hoje deposto Saddam Hussein.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.