| 03/05/2003 19h56min
O Figueirense tenta mais uma vez se recuperar no Brasileirão 2003. Não deu contra Atlético-PR, Coritiba e Ponte Preta. Pois agora o time tem a dura missão de buscar a primeira vitória na competição justamente contra o São Paulo, em pleno Morumbi.
É o mesmo adversário que, poupando energia, venceu o alvinegro por 1 a 0 com ligeira tranqüilidade, na quinta, também na capital paulista, garantindo a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil.
Mas, no Figueirense, a projeção é de que o jogo deste domingo, dia 4, marcado para as 16h, não vai ser tão complicado quando os dois anteriores. No primeiro pela Copa, o tricolor veio a Florianópolis bem fechado e foi bem sucedido ao explorar os contra-ataques, vencendo por 2 a 0.
Com o resultado na mão, administrou a vantagem no meio da semana, em casa, e chegou à nova vitória ao aproveitar erro dos catarinenses.
Dessa vez, no entanto, a partida é válida pelo Brasileirão, e o São Paulo precisa vencer para se manter relativamente próximo dos líderes do campeonato e também para estancar uma crise com a torcida tricolor, que insiste em vaiar mesmo quando o time vence, como ocorreu na quinta.
– Eles vão ter que sair, vão se expor mais e abrir espaços que temos que aproveitar – disse o estreante atacante Léo Macaé, que entra no lugar de Evair, afastado com lesão na panturrilha.
André Luiz vai para a zaga, que passa a ter três jogadores O técnico Vágner Benazzi, apesar de otimista com o crescimento de sua equipe, lembra que o adversário é muito perigoso, e que, apesar dos espaços generosos que deve proporcionar, todo cuidado é pouco.
– O time cresceu, mostrou outra postura no jogo de quinta, mas não vamos enfrentar qualquer um, o São Paulo é muito forte e temos que redobrar a atenção – analisou.
Além da estréia de Léo Macaé, o Figueirense conta com o retorno do meia Luiz Fernando, que se recuperou da entorse no tornozelo direito e foi confirmado como titular. Na sexta, os dois realizaram um treino técnico focado nas finalizações.
Outra novidade é o esquema com três zagueiros. André Luiz entrou na lateral esquerda na quinta, mas como Luiz Fernando deve atuar na ala, o zagueiro completa a defesa com Cléber e Márcio Goiano.
O lateral-direito tricolor Leonardo afirmou na sexta que espera por mais dificuldades no jogo deste domingo contra o Figueirense. Segundo o jogador são-paulino, o time catarinense deve adotar uma postura mais defensiva.
– Vai ser novamente um jogo difícil. Eles com certeza vão vir mais fechados, mas temos que entrar forte para conseguir mais uma vitória – comentou Leonardo, que voltou a jogar somente nesta semana, após 53 dias afastado em virtude de uma inflamação no púbis.
– Voltar a jogar foi muito bom, ainda mais sem nenhuma dor. Estou muito feliz. Tenho que pegar mais ritmo de jogo, pois senti um pouco de cansaço no meio da partida. Espero que com mais uns dois jogos eu volte à velha forma – disse o lateral.
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o atacante Reinaldo está fora do jogo. Mas o técnico Oswaldo de Oliveira ainda não definiu o substituto do jogador. Rico, Kléber e Souza disputam uma vaga ao lado de Luís Fabiano.
– Estou procurando amadurecer essa idéia. São três jogadores com características diferentes e, de qualquer forma, teremos de jogar de uma forma diferente dos últimos jogos – afirmou o treinador.
Dos três candidatos, Rico parece ter mais chance de jogar. Contra o mesmo Figueirense, pela Copa do Brasil, foi ele quem entrou no lugar de Reinaldo no decorrer da segunda etapa.
– Ganhamos mais velocidade com Rico em campo. Já com o Kléber tenho mais movimentação nas laterais – comparou o técnico.
Quem tem menos chance de atuar no jogo contra os catarinenses é Souza. O meia está voltando de uma lesão no joelho direito e ainda não recuperou o ritmo.
MAURICIO XAVIER/DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.