| hmin
Os Estados Unidos se reuniram nesta segunda, dia 5, com a Rússia, na tentativa de convencer Moscou a repensar a cooperação nuclear com o Irã que, segundo os norte-americanos, está tentando desenvolver armas nucleares.
O subsecretário de Estado norte-americano John Bolton reuniu-se com autoridades do Ministério da Energia Atômica e das Relações Exteriores em um novo esforço para restringir a cooperação russa com o projeto da usina Bushehr. Outro objetivo seria conter os cientistas russos que, de acordo com os EUA, clandestinamente fornecem tecnologia nuclear ao Irã.
– Há algum tempo acreditamos que os iranianos tentam obter armas nucleares – disse uma autoridade norte-americana.
O Irã garante, em contrapartida, que suas ambições nucleares são limitadas à produção de energia elétrica e permitiu a entrada de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a diversas instalações nucleares.
A Rússia defendia seu programa de ajuda a Teerã para a construção da usina nuclear de mil megawatt em Bushehr, alegando que fornecia apenas equipamento civil e que o combustível seria levado de volta à Rússia para reprocessamento. O país também garantia que o Irã não era capaz de construir bombas nucleares.
Em março, porém, o ministro da Energia Atômica russo, Alexander Rumyantsev, pareceu rever a posição do país e disse que Moscou não poderia julgar se o Irã estaria desenvolvendo armas nucleares em segredo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.