| hmin
Rebeldes iranianos começaram a se entregar para o Exército dos Estados Unidos neste domingo, dia 11, obedecendo a um acordo que acaba com o grupo armado Mujahideen do Povo.
O Exército norte-americano no Iraque divulgou comunicado dizendo que o grupo concordou que, dentro de uma semana, todos os seus milhares de combatentes serão detidos pelas tropas norte-americanas em sua maior base rebelde, em Ashraf.
Os Mujahideen, descritos como terroristas por Washington, também aceitaram que todas as suas armas pesadas – inclusive tanques, lançadores de foguetes e artilharia – fossem depositadas em uma base deserta perto da fronteira iraniana e controlada pelos soldados norte-americanos.
Durante anos, o líder iraquiano Saddam Hussein ajudou os Mujahideen a lutarem contra seu inimigo regional. A rendição favorece Teerã. Não havia indicação imediata que Washington estivesse buscando concessões por parte do Irã, cujo programa nuclear causou uma forte preocupação nos EUA.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.