| hmin
O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, disse nesta sexta, dia 16, que apoiava a iniciativa norte-americana de suspender as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o Iraque. Schroeder foi um dos mais ferrenhos críticos da invasão liderada pelos Estados Unidos no Iraque.
A declaração foi feita após uma reunião com o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.
Powell se encontrou com o chanceler e o ministro das Relações Exteriores alemão, Joschka Fischer, na manhã de sexta oferecendo melhorar as relações entre os dois países, estremecidas após as divergências relacionadas à guerra no Iraque, desde que a Alemanha apoiasse os EUA no Iraque pós-guerra.
Os EUA buscam angariar suporte para uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que suspenderia o bloqueio à exportação de petróleo iraquiano, e Powell deixou claro que esperava pelo apoio da Alemanha – um dos membros não-permanentes do Conselho.
– Somos amigos e aliados. Os últimos meses têm sido muito, muito difíceis – declarou Powell em uma entrevista à TV pública alemã. No entanto, segundo o secretário norte-americano, os dois países precisam agora olhar para a frente.
– Uma maneira de fazer isso agora é começar a cooperar um com o outro em assuntos como a resolução da ONU – disse Powell.
Os EUA gostariam de aprovar a resolução que permitiria ao país e seus aliados exportar e vender petróleo iraquiano.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.