| 18/05/2003 17h59min
O Grêmio não consegue repetir no Brasileirão as boas atuações que o levaram para as quartas-de-final da Copa Libertadores. Neste domingo, o tricolor gaúcho entrou em campo quase completo e perdeu de virada por 2 a 1 para a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Depois de dominar totalmente o adversário no primeiro tempo, o time treinado por Tite perdeu a pegada na etapa final e cedeu à pressão do adversário. Alguns erros da defesa, um deles novamente em jogada de bola aérea, também contribuíram para a vitória da Ponte, que poderia ser mais elástica não fossem as intervenções de Danrlei. Com o resultado, o Grêmio se manteve com 11 pontos, no bloco intermediário da tabela.
A poucos dias do jogo de quinta contra o Idependiente, abrindo o confronto pelas quartas da Libertadores, Tite e os homens de vestiário desistiram da idéia de poupar alguns jogadores. A idéia foi buscar a vitória e manter o ritmo da equipe para a decisão, apesar do risco de lesões e da falta de alguns jogadores para reposição. Com isso, Claudiomiro e Gilberto, que poderiam ser poupados, foram para o jogo.
Nos primeiros minutos, a Ponte avançou e criou chances, barradas por Danrlei. Mas o Grêmio se arrumou na defesa e começou a mandar no jogo em seguida, armando os ataques principalmente pelo lado direito. Foi assim aos 21 minutos, quando surgiu o único gol tricolor: Anderson Lima avançou tabelando com Luís Mário até a grande área. A bola rebateu na zaga e sobrou para Fabri na meia-lua. No seu estilo, o jogador pegou de primeira, em chute seco, e mandou no canto esquerdo, sem dar chances de defesa. Outras oportunidades surgiram até o intervalo, mas faltou efetividade na hora de concluir.
A partida teve outra cara no segundo tempo. Talvez devido à facilidade encontrada até então, os jogadores do Grêmio não souberam segurar um adversário impetuoso, que precisava vencer para não correr o risco de cair para a lanterna. Logo aos nove minutos, Fabrício Carvalho mandou a bola no travessão. Em seguida, aos 12, o time de Abel Braga foi recompensado. Gavião falhou na escapada de Fabrício Carvalho, que chegou na linha de fundo e cruzou, deixando Sergio Alves totalmente livre na cara do gol. Ele teve o trabalho de driblar Danrlei e deixar tudo igual no placar.
A pressão se manteve. Aos 17, a Ponte obteve escanteio. A bola foi cruzada para a área, ninguém apareceu para tirar, e Romeu virou o jogo, sem marcação. Pressentindo o pior, Tite trocou alguns jogadores, também com a idéia de poupar alguns atletas que não estavam na melhor forma física. Ele sacou Luís Mário e colocou Caio, tirou Roberto para a entrada de Carlos Miguel, a fim de melhorar a ligação com o ataque, e trocou Gilberto por Basílio. Não foi o suficiente. Agora, é se concentrar na Libertadores. Quinta, o Grêmio começa a decidir contra o Independiente, no Olímpico, uma vaga às semifinais. Amaral é a única dúvida de Tite.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.