| 22/05/2003 09h51min
O alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos, Sérgio Vieira de Mello, deve ser indicado como o representante especial do órgão para o Iraque, possivelmente ainda nesta quinta, dia 22, disseram diplomatas.
O gabinete de Vieira de Mello confirmou que ele estaria indo a Nova York para um encontro com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Mas um funcionário do Alto Comissariado não quis comentar o motivo da viagem.
O anúncio de sua indicação será feito uma vez que o Conselho de Segurança aprove a resolução apresentada pelos Estados Unidos para suspender as sanções contra o Iraque, segundo as fontes. A votação está marcada para esta quinta.
Sob um plano norte-americano para a administração do Iraque, Annan indicaria um representante especial para trabalhar com Washington e Londres na reconstrução do país, com ênfase nos direitos humanos e em uma reforma judicial.
Diplomatas em Nova York haviam dito que Annan queria Lakhdar Brahimi para o posto, mas que ele recusou o convite. Brahimi é ex-chanceler da Argélia e atualmente coordena a operação da ONU no Afeganistão. Vieira de Mello, à frente do Alto Comissariado há oito meses, é visto como o candidato do governo norte-americano para o cargo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.